Pular para o conteúdo principal

Justificando-me. Ou explicando algo simples e antigo.






Meu caso de amor com as letras começou cedo... lembro-me até hoje, com ricos detalhes dos dias em que aprendi as primeiras letras na pré-escola. Aquelas letras grandes e tracejadas no papel A4 cortado ao meio com algum desenho do lado do objeto/animal que começasse com aquela letra determinada.
Lembro-me ainda da professora escrevendo com "letra de mão" na lousa e eu obcecada por aquilo tudo: como era linda e encantadora aquela forma de escrever com as letras unidas umas às outras. Era tudo mágico.Lembro-me ainda de que eu era uma criança que prestava atenção no Jornal Nacional e ficava me perguntando o que o William Bonner e a Fátima Bernardes escreviam naquelas pautas do jornal. Adorava ouvir às notícias, principalmente as de política, e no dia seguinte pegar uma folha de papel, um lápis, sentar-me num cantinho qualquer com a tevê desligada e escrever a minha opinião infantil e ingênua sobre algum fato que ouvira no Jornal na noite anterior. Depois pegava tudo o que estava escrito e ficava lendo em voz alta, com entonação e me sentindo uma verdadeira âncora dos telejornais.
Toda atividade da escola que exigia que se falasse em público ou escrevesse poesias, narrações ou dissertações, lá estava eu no meio. Quando estudei numa escola chamada Cearc (que mais para frente tornou-se Objetivo Ibaté), todo ano eu participava do Festival de Poesias e Talentos para que minha sala não fosse desclassificada. Daí tinha que escrever uma poesia qualquer, que iria para o livro de poesias daquele ano da escola e declamá-la em público no festival em questão.
E hoje reparo-me dividindo meu tempo entre a faculdade, o trabalho, a família e os amigos, sobrando-me pouquíssimo tempo para dar esse gostinho à alma e ao ego. Externar. Pôr para fora, por extenso ou verbalmente. Tentando achar o ponto de equilíbrio entre razão e emoção, entre ser e querer, entre ser adulta responsável e determinada e jovem sonhadora e idealista!
Só sei que de todos os assuntos que gosto de escrever ou que me pedem para que eu escreva, o meu preferido é justamente falar sobre a escrita em minha vida. Parece algo louco, escrever sobre escrever. Só que a cada tempinho que posso fugir um pouco da realidade, me jogo de corpo e alma na emoção e começo a escrever para aliviar os calos na alma que a vida real nos faz. E, olha eu aqui escrevendo sobre escrever mais uma vez.

Comentários

Ah, o início de tudo, sei bem como é a sensação de lembrar como descobrimos o universo da escrita, já tive o imenso prazer de escrever quando descobri a minha paixão pelas palavras *----* É uma sensação maravilhosa e ao mesmo tempo inexplicável :)
Adoro textos que falam sobre escrever, sobre como tudo nasceu ou quais são os objetivos e inspirações atuais para continuar escrevendo e proporcionando aos demais esse ponto importante da vida de cada escritor :)
Parabéns dear novamente, texto com todo aquele gostinho de quero mais sobre o assunto, que nem a sua maravilhosa narração: "DIVÃ" que merece uma parte II.
Fica a dica hahahaha.
Ninna disse…
Obrigada, vida! <3 Escrever sobre escrever é o meu prazer *_* Ah, boa ideia! Vou bolar uma parte II para o Divã hahahaha ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav

A leve felicidade que não sabemos viver.

 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido! Mãs ... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque