Pular para o conteúdo principal

Cinco motivos pelos quais eu desisti do Direito.



Quem acompanha o Blogue e me conhece (seja pessoalmente ou nas redes sociais) sabe muito bem que serei jornalista e que antes disso, fiz três semestres de Direito. Pois bem, a grande dúvida é: "Afinal, porque desistir do Direito?
Porque trocar um futuro promissor na área jurídica por um futuro incerto e instável na área da comunicação?"
 Há tempos que venho criando forças e ensaiando para escrever o texto em questão, mas só hoje decidi colocar os dedinhos para trabalhar. E qual a melhor forma de fazer isso senão listando os motivos da minha desistência? Rsrs.

1) Vocação: Eis a palavra que sempre me atormentou! Porque eu vivia numa angústia imensa para descobrir algo que sempre esteve estampado sob meus olhos: falar, comunicar, anunciar, relatar, investigar e escrever. Daí de eu ter tentado os três semestres no Direito, ter crises existenciais todas as vezes que me perguntavam qual área do Direito eu queria seguir e não saber responder. Afinal, lá no fundo eu sabia que eu queria estar nas ruas coletando informações, entrevistando pessoas ou num estúdio editando e criando matérias.

 2) Incompatibilidade de pensamento: Como eu poderia trabalhar numa área sendo que eu não concordava com o que ela propunha? Nossa sociedade evoluiu muito e, infelizmente, as leis brasileiras pararam no tempo. A Constituição, cabeça de todas as leis, é de 1988. O Código Penal é de 1940. Portanto, são MUITAS leis e fundamentadas numa sociedade que não existe mais: o Brasil dos anos 40 ou o Brasil dos anos 80, pós ditadura. De lá para cá MUITA coisa mudou.

3) Dúvida: "E se eu não tentar o jornalismo?" : Essa dúvida, em particular, é que me tirava o sono. Eu ficava pensando todos os dias que se eu não desse uma chance para o jornalismo, não estaria me permitindo procurar a felicidade. E se eu não tentasse, viveria amargurada. Mas se eu tentasse e não conseguisse, ao menos eu poderia olhar para trás e ver que dei o primeiro passo.

4) Inquietação: Eu não me imaginava sentada atrás de uma mesa, presa em um escritório, com uma pilha de papéis e livros à minha frente o dia todo fazendo sempre as mesmas coisas. Gosto de coisas dinâmicas, que posso usar a criatividade, me expressar e que sempre fuja da rotina.

5) Amor de infância: Sim, o jornalismo foi meu primeiro amor! Comecei a ler muito cedo e, por consequência, escrever também. Adorava escrever minha opinião sobre fatos que passavam na tevê, sobre trechos de novelas, sobre a roupa de certos artistas e tinha uma fascinação pela Fátima Bernardes naquela bancada falando a tão famosa saudação: "Boa noite". Não podia mais viver sem aquilo!

Resumidamente, esses cinco tópicos são as explicações plausíveis para eu ter deixado o Direito, voltado pro cursinho e estar perdendo o sono enquanto aguardo as chamadas da Unesp para o curso de Jornalismo. Se até aqui o Senhor me conduziu, tenho certeza que sua providencia não me faltará nas próximas semanas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav

A leve felicidade que não sabemos viver.

 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido! Mãs ... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque