Pular para o conteúdo principal

Sobre a ansiedade crônica



 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

 Cresci, a frescura de uma garota mimada passou e o estresse as vezes vai embora, mas ela não. Ela fica. Acorda do meu lado e vai dormir comigo todos os dias.
 Há dias em que ela é uma senhora obesa e que ocupa todo o espaço da cama, fazendo com que eu me deite espremida num canto, com medo de me mexer e até de respirar. Mas há dias em que ela é uma criança exaltada e me deixa com os ânimos tão aflorados que nem as rezas mais poderosas são capazes de parar a disritmia em meu peito.
 Ah, e há aqueles dias em que ela se deita sobre mim. Fico imóvel na cama, meu corpo todo dói, meu peito parece que vai explodir com o peso dela e meu estômago chega a revirar.
 Sem contar os dias mais ousados em que essa tal ansiedade resolve que vai me asfixiar. Pega pela minha garganta e vai apertando até que fico sem ar. Quando acho que não vou mais aguentar, ela simplesmente me solta e vai embora. E me deixa sozinha na cama com o coração acelerado e me perguntando quando isso vai acabar. E se vai acabar.
 Claro que não é sempre assim. Quando minha vida está toda equilibrada e sem nenhum sinal de mudança, quando minha zona de conforto não é alterada, ela tira férias.
 Mas basta tomar uma decisão. Prestar um vestibular. Ter uma prova. Um encontro. Uma entrevista de emprego. Qualquer mudança que seja e ela reaparece. Como uma fênix, ressurge das cinzas muitas vezes.
 Os sintomas são sempre os mesmos e a forma como ela virá é sempre uma surpresa desagradável.
As pessoas ao meu redor falam a todo momento que eu devo relaxar e manter a calma. É nesse momento que ela adora me perturbar e como um pica-pau fica na minha cabeça me lembrando que ela estará me atormentando.
 Eu luto contra ela o quanto posso e das maneiras que consigo: yôga, meditação, leitura, reza, remédios, psiquiatra, psicóloga.
 Mas as pessoas custam a entender que não é tão fácil assim. Não é só acordar amanhã e me decidir: "Hoje não serei ansiosa em nada!" E como uma mágica acaba tudo.
 Acham mesmo que não há dias em que acordo disposta a acabar com ela? Mas exige esforço, tratamento (sim) e paciência.
 Enquanto isso, continuarei usando a escrita como a janela da minha alma, da qual saem todas as minhas angústias nas minhas noites de ansiedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emanemo-nos amor!

 Dando uma pincelada rápida pelas milhares de matérias para a segunda fase, minha maior ênfase está sendo na área de humanas (que tem peso dois para mim). E o que mais tem me intrigado é a minha relação "amor e ódio" com a história.

De uma alma sensível, as constatações.

 Das coisas que vivi e aprendi, a que mais tem se destacado é a seguinte: coração não é panfleto de rua para distribuir ao primeiro estranho que aparece sorrindo. Infelizmente, ainda teimo em praticar isso.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav